Frase

“Opportunity is not only being in the right place in the right time but to have the courage to go to the right place when the right time comes”.


BLOG FEITO À MINHA FAMÍLIA, AOS MEUS AMIGOS, E A QUEM TIVER INTERESSE EM VIAJAR COMIGO, NESTA NOVA AVENTURA, TRABALHAR EM UM NAVIO.....

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A língua

Festinha dos tripulantes



A maior dificuldade com certeza é a língua. Meu inglês tem melhorando porque converso bastante com a Ivana, minha cabinmate, e com o Darko, fitness do Spa e vizinho de quarto, que não sai da minha cabine. Mas no SPA tem sido uma catástrofe. A maioria dos hóspedes são alemães, Italianos, franceses e japoneses, e pra piorar eles não falam inglês. É uma loucura. Como neste Spa não tem recepcionista, revezamos quem ficará no desk, aí é um sufoco! Hoje fiquei com a Poliana de manhã. Foi só risada. Cada vez que chegava um alemão ou francês e fazia alguma pergunta, a gente balançava a cabeça fingindo entender, falava “ui, ui” e eles iam embora felizes. Sei lá o que perguntavam!
Os japoneses são uns fofos. Vibram com tudo que vêem , agradecem o tempo todo, estão sempre sorrindo, felizes e em bando. Fiz um dia o “Bye Bye line”. Rsrsrs... pois é, tem nome isso. Ficamos em fila, na saída do navio. Cada pessoa de um setor fica dando tchauzinho para os passageiros, e alguns passageiros respondem, e dão tcahuzinho também... mas os japoneses... ahhh, nada é igual a eles! Tiram fotos com a gente, agradecem milhões de vezes, pegam na nossa mão!!! São realmente uns fofos!!!
Os italianos são meio grosseirões mesmo, como dizem. Se não falamos italiano eles ficam de cara feia, bravos, e saem andando. Parece que eles não admitem estarem em um navio italiano e ter pessoas trabalhando que não falam a língua deles. Estou tentando aprender... mas ta difícil. No meu 1° dia estava na recepção , puta da vida porque me deixaram sozinha lá. As “filipas” (filipinas) sempre fazem isso, somem e a gente que se lasca. Aí apareceu um italiano, daqueles com cara de mafioso e perguntou “La palestra?”, eu desinformada, não sabia que horas seria a palestra que a Milla ía apresentar, na verdade nem sabia que teria. Saí correndo pra academia pra perguntar pra ela, não achei a Camila e voltei pra recepção: “No ai palestra oje”, disse. Ele arregalou os olhos! A Dani apareceu, com suas asinhas de anjo; o chefe da máfia perguntou pra ela a mesma coisa, ela apontou pra porta e disse” per qua”. O cara olhou feio pra mim e saiu falando alto e reclamando. Deve ter me xingado horrores. Palestra significa academia em italiano. Puts! Que papelão!!!
É um saco isso! Essa coisa de não conseguir falar. Não conseguir se expressar. Eu me sinto impotente, burra, completamente incompetente! A comunicação é tudo! Todos os clientes que tive foram atendidos na mímica. Gostaria de poder conversar com eles, perguntar se sentem dor, aonde sentem, em quanto tempo. Se estão curtindo o navio, se a música da sala está muito alta. Avisar que o óleo da massagem está quente, perguntar se estão com frio... qualquer coisa. Meu Deus, como é difícil ser muda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário